CLIENTES E CASES

Indústria química e Produtor Independente de Energia

Assessoramos uma das principais indústrias nacionais de higiene e produtos de limpeza na estruturação de uma estratégia (e sua implementação) de mitigar riscos de sobrepreço na compra de energia elétrica, bem como a falta de fornecimento adequado.

Na migração ao mercado livre: i) avaliação dos riscos e oportunidades de migração, (ii) a avaliação dos benefícios econômicos, (iii) a definição da estratégia de aquisições no mercado livre, (iv) acompanhamento e orientação na negociação da compra de energia elétrica com o agente de geração, e (v) acompanhamento e orientação na negociação de contratos para uso da distribuição e/ou sistema de transmissão para os consumidores livres de energia.

 Ainda estruturamos leilões de compra de energia elétrica no mercado livre, que inclui: desenvolvimento da estratégia e metodologia com a preparação de editais, contratos e documentos relativos ao leilão, incluindo a operacionalização do processo licitatório.

 Após a migração, desenvolvemos seu papel como autoprodutor de energia elétrica, prospectando e analisando oportunidades de investimento em várias PCHs e eólicas, sendo responsável pelas coordenação dos trabalhos de “due diligence” para a aquisição de projetos.

 A Excelência também coordenou as empresas responsáveis ​​pelo desenvolvimento da engenharia e estudos ambientais, e a atuamos em conjunto com a Engenharia do Proprietário, analisando propostas para o fornecimento dos equipamentos eletromecânicos, obras civis, e tudo o que é necessário para implementar a central de geração.

Diversificação de investimentos

Os acionistas de uma grande empresa de construção brasileira nos contratou para desenhar a estratégia de inserção do grupo no setor elétrico brasileiro. O plano de negócios delineou uma série de projetos, apontando riscos e oportunidades.

 Aconselhamos e representamos o grupo junto a agências governamentais, como Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a fim de obter as autorizações regulatórias necessárias para cada fase de desenvolvimento dos projetos.

 Além disso, coordenamos as empresas de desenvolvimento dos estudos ambientais e estudos de engenharia, participando inclusive de audiências públicas, a fim de obter as licenças ambientais necessárias.

Nos leilões de energia elétrica no mercado regulado, assessoramos na cadastro, e, especialmente, no traçado de estratégias de participação e definição de preço de lance do leilão. Também assessoramos as tratativas junto às distribuidoras e agentes do governo para cumprir com o cronograma do leilão, buscando otimizar o retorno aos acionistas.

Usina de Cogeração: Açúcar, etanol e energia elétrica

Esta é uma usina de açúcar e etanol na qual a Excelência prestou assessoria a todas as suas atividades relacionadas a cogeração de energia a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Nós desenvolvemos a estratégia para entrar no setor elétrico, orientando sobre o potencial a ser instalado. Nós também fomos seus representantes nas organizações do setor: ANEEL, EPE, ONS e CCEE.

 Assessoramos também no processo de venda de energia no ambiente regulado do leilão, que envolve: registro, qualificação, e, especialmente, traçando estratégias de participação e definição de proposta de preço.

 Adicionalmente, participamos das negociações com a concessionária de distribuição para a conexão da usina com a rede elétrica. A Excelência assessorou o grupo a fim de obter todas as licenças necessárias para as operações comerciais, conseguiu fornecedores e declarações obtidas de utilidade pública para permitir a realização de uma estação geradora.

Assessoria para financiamentos

Desde 2004 prestamos consultoria em assuntos de energia elétrica para um dos maiores bancos de atacado no Brasil. A Excelência atendeu as áreas de crédito, finanças estruturadas, project finance, gestão de ativos e economia desta instituição financeira.

 Fomos responsáveis por avaliar projetos/empresas do ponto de vista regulatório e econômico-financeiro para fins de concessão de crédito pelo Banco. Para atender a esses objetivos, a Excelência fez projeções de oferta e demanda de energia elétrica, revisões tarifárias de distribuidoras e transmissoras, atualização constante de riscos e as oportunidades da regulamentação do setor, assim como palestras para diretores executivos do banco.

 Através deste cliente, a Excelência teve a oportunidade de avaliar a financiabilidade de dezenas usinas hidrelétricas, gás natural, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos.

Desenvolvimento de Projetos

Um grupo de empresários e executivos se uniram com o objetivo de desenvolver uma estratégia de ação no setor elétrico. À Excelência coube desenvolver o plano de negócios, traçando o pipeline de projetos, e posteriormente gerenciando os escritórios de engenharia e meio ambiente.

 A Excelência deu-lhes total assistência também nos processos de venda de alguns de seus ativos, precificando e assessorando as negociações.

 A empresa ainda desenvolveu um inventário para uma seção de rio no qual a Excelência oferece todo o suporte regulamentar, a fim de proteger o projeto de concorrentes potenciais, ajuda nas decisões de mudanças de projeto com análise econômico-financeira, bem como prestou apoio na negociação com proprietários de terras, desenvolvimento de parcerias e representação junto aos órgãos governamentais.

Suporte Regulatório

Um dos principais grupos empresariais de energia elétrica do país nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e comercialização. A Excelência assessorou esse grupo desde 2003, principalmente nas discussões regulatórias do grupo.

 A Excelência também forneceu suporte regulatório nos processos de revisão e reajuste tarifário, auxiliando em ações judiciais e procedimentos administrativos também.

 A Excelência assessorou também o compartilhamento entre empresas do mesmo grupo. O trabalho incluiu o diagnóstico da situação existente, a recomendação de ajustes em recursos humanos e infraestrutura de alocação, a formulação da estratégia de abordagem do órgão regulador, os dados e organização de documentos e apresentação da proposta, que foi aprovada pela ANEEL.

 Além disso, Excelência desempenhou um papel importante em leilões de transmissão, auxiliando os investidores do grupo para avaliar a expectativa de desconto para cada lote. Fomos responsáveis também pelo enquadramento de sete parques eólicos no REIDI.

Gestão estratégica e de comercialização no ACL

Empresa do segmento de açúcar e etanol, com sete unidades industriais. A Excelência assessorou-os desde 2004 em seus negócios de cogeração de energia elétrica.

Como consultores, a Excelência já aconselhou-os em decisões importantes no setor de energia elétrica, tais como: qualificação da termelétrica UTE n. 1 no âmbito do Proinfa; orientação para não assinar o contrato para a UTE n. 2 no âmbito do Proinfa, à espera de melhor oportunidade no mercado livre que, também por causa da nossa assessoria, assinou um contrato de longo prazo com um dos maiores grupos industriais do Brasil.

Não menos importante do que essas decisões estratégicas, assessoramos as seis unidades de geração na liquidação mensal de déficits e superávits, gerenciamento a comercialização da energia elétrica no ambiente livre.

 

(11) 3848-5999 | excelencia@excelenciaenergetica.com.br
Rua Gomes de Carvalho, 1329 - 5º andar, Vila Olímpia
São Paulo - SP